-
Arquitetos: Carvalho Terra Arquitetos
- Área: 200 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Guilherme Pucci
Descrição enviada pela equipe de projeto. O espaço onde hoje estão localizadas as salas Multiuso Corpo e Movimento faz parte do Conjunto Educacional inaugurado em 1954 para ampliação do Colégio Santa Maria e ao longo dos últimos setenta anos foi usado para eventos culturais, práticas esportivas, musicais, setores administrativo, financeiro e depósitos.
Foi elaborada a reforma espacial completa, a fim de criar duas salas multiuso que pudessem abrigar diferentes usos, como: o ensino e prática da dança, artes marciais, música, projeção de filmes, eventos culturais, apresentações, reuniões de professores e familiares. Para isso, foram realizadas demolições internas e a construção de novos fechamentos, configurando espaços de apoio para acesso, guarda de equipamentos, materiais e vestiários, proporcionando espaços abertos e fluidos a fim de reorganizar os novos fluxos.
O hall de entrada está equipado com rampa e aberturas para o acesso universal e rota de fuga. Funciona como espaço de apoio e acesso as salas multiuso e vestiários. A primeira sala multiuso foi equipada para abrigar as atividades relacionadas a dança, com a instalação de espelhos, barras de apoio móveis, coxia e cortinas que além de proporcionar maior conforto acústico, controlam a entrada de luz natural e tornam o espaço em um teatro para apresentações. Por ser o espaço mais próximo da entrada, foi equipado com sistema de som, projetor e cadeiras empilháveis para as reuniões de pais, professores, apresentações, atividades coletivas colaborativas e projeção de filmes.
A segunda sala multiuso foi equipada com tatames móveis para a prática de lutas marciais, atividades curriculares e extracurriculares. Para os dois espaços foi proposta a instalação de calhas modulares junto a laje para atender a diversidade dos sistemas de iluminação e equipamentos. Foi proposto o aumento das aberturas para proporcionar maior ventilação cruzada e iluminação natural, a fim de otimizar o uso da iluminação e ventilação artificiais. Os materiais, texturas e cores utilizados no projeto contribuem para atender aos usos propostos, proporcionam melhor conforto térmico, acústico e a renovação do espaço com contemporaneidade.